segunda-feira, janeiro 15, 2007

Escrevo-te de Coimbra

"Ai que prazer, Não cumprir um dever, Ter um livro para ler e não o fazer"

Chega Janeiro e com ele as frequências e os exames. Coimbra muda um pouco nesta altura do ano, mas não perde o seu encanto. Em que outra cidade é que se pode encontrar cafés cheios de gente a estudar?
Seja nas cantinas da Associação, nas diversas bibliotecas de cada faculdade, na livraria Almedina, no Justiça e Paz, na Makro, nos cafés à beira rio, nas pastelarias da baixa, em Celas, nos Olivais, seja onde for... Uma mesa, um banco e logo se vê alguém chegar carregado de sebentas e ocupar esse espacinho. Um ambiente único.
Sendo assim, típico desta altura, para além das perguntas da praxe ("como está a correr?", "quando é o proximo?",...) e dos desabafos do costume ("isto está mau", "o calendário está apertado",...), surge a pergunta, onde é que esta ano se estuda bem. Nesta pergunta está contida uma pequena parte da magia da Cidade dos estudantes. Por isso, pergunto-te a ti:
- Este ano, onde é que é bom estudar?

Saudações Académicas
Adriano

9 Intervenções

Anonymous Anónimo dixit

bom, bom é não ter exames! E esta hein?! não é para todos, só para quem merece. ;)

13:03  
Anonymous Anónimo dixit

Caro Adriano,

respondendo ao que perguntas, apresento-te o meu roteiro dos melhores sítos para estudar.
Há sítios na minha lista que têm sempre cinco estrelas, entre os quais se destacam o TAGV, a esplanada do Xuven (em dias de sol), e o Irish Pub no Parque Mondego. Como sabes, gosto bastante de estudar em cafés.
Porém, à medida que as frequências se aproximam vou preferindo estudar em sítios onde existe verdadeiramente a obrigação de estudar, como as salas de estudo/bibliotecas das faculdades e da AAC ou as cantinas, onde vos vejo a todos com os olhos nos livros, o que me obriga a fazer o mesmo ou a sentir a consciência pesada.
Recomendo a biblioteca de economia que penso que só encerra às 22:30...
Para quem gosta de cafés e de estudar até tarde, o café Gulbenkien do outro lado do Mayflower aberto até as 2:00 da manhã tembém é uma boa alternativa...
Aos caloiros recomendo que conheçam os vários locais que a nossa cidade lhes oferece para estudarem, além dos mais conhecidos, aproveitem para conhecer a Casa da Cultura...

É tudo o que diz o meu roteiro...

Cordiais Cumprimentos
Hilário

17:57  
Blogger Gonçalo dixit

Hum, não sei bem onde recomendar o estudo, mas posso sugeriri a Biblioteca Geral, para os mais apegados às secções da AAC, recomendo as salas da respectiva secção, onde podem estar quase sozinhos, e onde têm um bar onde podem desontrair um pouco!
Faz também parte da magia desta cidade ver o people todo a estudar, pois por algum a coisa somos estudantes, nem que seja por um mês ou dois, mas é assim, sempre foi, e espero que continue a ser!
Abraço

14:02  
Blogger Unknown dixit

Eu gosto bastante da biblioteca de engenharia mecânica. Geralmente não é difícil arranjar lugar, é bem iluminada, confortável, com espaço para os livros todos. Tem ainda a vantagem de ter 2 lugares com tomada eléctrica por fila, para quem precisa de ligar o leitor de mp3 à corrente. abre as 9h e fecha as 20h, se a senhora que lá está não tiver mais k fazer... (o k começa a ser raro)

19:35  
Anonymous Anónimo dixit

Descobri este blo agora
Para mim, que também andei em COIMBRA, nos idos de 80 e principios de 90 é uma prazer.
Tb tenho um BLOG:
podem adicioná-lo
www.fundamentos-da-passagem.blogspot.com
Abraço
Rui Coias

17:14  
Anonymous Anónimo dixit

Caro Rui Coias

é com grande prazer que vejo este encontro de gerações. Espero que vá por cá passando e que nos vá contando como era a Academia de Coimbra nesses tempos, como se vivia o espírito académico então, que nos aponte criticas e outros caminhos, que relembre mais uma parte da história desta Velha Academia. Posso relembrar-lhe que poderá mesmo escrever posts para a velhaacademia.blogspot.com, bastando para isso que nos envie o post para o mail velhacademia@gmail.com.
Muito obrigado por nos ter deixado o seu comentário.
Quanto ao seu blog, penso que você mesmo o poderá adicionar a este espaço, mas não sei como se faz... Perguntarei a Adriano em breve.

Cordiais Cumprimentos
Hilário

21:52  
Anonymous Anónimo dixit

Olá Hilário: obrigado: uma coisa pode ter a certeza: a coimbra do meu tempo (1985/91) era tão diferente, demasiado diferente: exemplos: quase não havia carros, não havia tmoveis, nem net, havia um ou dois sitios para sair, como a diligencia e o 1900, era tudo mais puro, e os passos na calçada á noite, ouviam-se à disTancia, no silencio infinito da alta e dos arcos do jardim. mais: a ferreira borges estava aberta o transito (que saudades), passávamos as tardes no arcadia, jantava-se por 100 escudos na pensao flor, e aos domingos, no inverno, ficavamos totalmente isolados do mudo.
gostava muito de escrever sobre essa coimbra desparecida: que ainda tinha laivos da coimbra do antonio nobre e do camilo pessanha, podem ter a certeza que sim!
abraço, rui coias

15:59  
Anonymous Anónimo dixit

Caro Rui Coias,

Vejo que encontramos uma mais valia para o nosso blog o que me deixa bastante contente.
O diligência eu ainda frequento, o 1900 nunca tinha ouvido falar... O arcadia já tinha ouvido falar mas também não sei o que era. Gostava que me conta-se... O que fazia com que aos domingos ficássem isolados do mundo? E conte-nos que laivos eram esses que ainda se sentiam em Coimbra de António Nobre e de Camilo Pessanha, e desculpe-me a ignorância mas recorde-nos quem foram.
Mais uma vez convido-o para escrver um ou mais posts sobre essa época, conte-nos o que se vivia então, quais as ideologias dominantes, pelo que lutavam então os estudantes, como passavam os dias, etc...
E mais uma vez, obrigado pelo seu testemunho.

Cordiais Cumprimentos,
Holário

04:04  
Anonymous đất Dĩ An dixit

Uma mesa, um banco e logo se vê alguém chegar carregado de sebentas e ocupar esse espacinho. Um ambiente único.
Sendo assim, típico desta altura, para além das perguntas da praxe

07:39  

Enviar um comentário

<< Home

Peritoneal Mesothelioma
Peritoneal Mesothelioma