terça-feira, novembro 14, 2006

Latada de Paz em Tempo de "Guerra"

Durante a Festa das Latas que findou no último dia do passado mês, Coimbra foi mais uma vez invadida por um ambiente único de festa.
A Serenata do Caloiro, que muito gostei de ver regressar à Via Latina, deu inicio às festividades, e a ela se seguiu uma semana inteira de euforia que culminou com o cortejo.
Pessoalmente, considero a Serenata do Caloiro e o cortejo os dois pontos mais altos da Festa das Latas. Se a Serenata em nada me desiludiu, o mesmo não poderei dizer do cortejo, que, de todo o modo me agradou bastante. No cortejo vi alegria, amizade, criatividade, humor, simpatia… Porém, com o Processo de Bolonha a bater-nos à porta, as investidas do Governo perante o Ensino Superior e a Acção Social, e muitos mais motivos para contestar, quase não vi o espírito crítico que nos costumava caracterizar nestas alturas, e quase não vi vontade de manifestar descontentamento perante o que quer que fosse. Será que no Cortejo da Queima voltaremos a deixar passar uma óptima oportunidade de sermos críticos?

P.S. – Caro Gonçalo, tu que és dos nossos leitores mais participativos, e que já tinhas falado sobre isso no teu blog, espero que nos deixes a tua opinião. Achas que os carros alegóricos da próxima Queima serão caracterizados pelo espírito crítico, dadas as profundas alterações que o Ensino Superior está em vias de sofrer?

Cordiais Cumprimentos
Hilário

1 Intervenções

Blogger Gonçalo dixit

Concordo com a tua opinião no que toca à análise dos pontos altos da Festa das Latas, a critica e a irreverencia está cada vez mais escondido neste cortejo, que é caracterizado por isso mesmo (basta ver o manual do caloiro e o código da praxe)!
Na queima não creio que a crítica se venha a manifestar, a não ser que se manifeste na nomenclatura dos carros, porque pelo que já conheço do cortejo da Queima, a critica e a irreverencia não são caracteristicas do desfile, o cortejo da queima pauta-se pela loucura e pela euforia, pelo menos os estudantes esquecem-se dos problemas causados pela má gestão a política educativa! Mas pode ser que haja laivos de critica na próxima queima, axo que também não custa nada apelar a isso a todas as comissões de carro, mas isso já não nos toca a nós caro "Hilário"!

Saudações Académicas
Gonçalo Ribeiro

16:42  

Enviar um comentário

<< Home

Peritoneal Mesothelioma
Peritoneal Mesothelioma