Obrigado
"A Magia de uma noite"
"Volto agora a falar-vos de Zeca Afonso e da sua importância para este movimento de cantores comprometidos com o seu tempo e com os destinos do seu país.
O facto de ter vivido em Angola e Moçambique longos períodos da sua vida permitiu-lhe combinar a memória da música popular portuguesa com ritmos e sonoridades que os portugueses conheciam mal. Essa combinação musical de duas culturas, também visível num cantor-autor como Fausto, nascido em Nova Lisboa (actualmente Huambo), contribuiu para acentuar a grande originalidade da sua obra.
Zeca, como já vos disse, não possuía qualquer formação musical, mas nem por isso deixou de ser um compositor genial e um extraordinário intérprete.
Aparentemente distráido, pouco valor dava ao lugar em que actuava quando havia mais cantores em cima do palco, e havia sempre vários. O que o preocupava era fazer passar a mensagem e conseguir comunicar em condições com o seu público. Hoje, não faltará quem chame a esta atitude "amadorismo", mas, para a nossa geração de cantores comprometidos com a vida e o futuro de Portugal, ser amador, não receber "cachet" e não exigir nome destacado no cartaz era uma forma de estar na vida, obedecendo a valores, princípios e causas.
Ninguém, mesmo que o merecesse, queria ser vedeta, corria atrás da fama e procurava a notoriedade dada pelas notícias dos jornais. Tínhamos uma missão que, além de cultural, também era política, e sentíamos orgulho em poder cumpri-la da melhor maneira, precisando de muito pouco para a concretizar. Bastava-nos uma viola, um papel com a letra (no caso, muito frequente, de não a sabermos de cor) e um microfone ligado a uma aparelhagem de fraca qualidade para pormos milhares de pessoas a cantarem connosco, partilhando os nossos sonhos e os nossos ideais. As boas condições técnicas e acústicas viriam muito mais tarde.
Este género de atitude perante o mundo do espectáculo é hoje impensável e, por um lado, ainda bem que assim acontece. É sinal de que há liberdade e de que, em liberdade, se apostou no profissonalismo e na qualidade estética. A nossa estética, tal como as condições de actuação, eramreconhecidamente pobres pois a grande prioridade que nos movia e mobilizava era fazer chegar ao maior número de pessoas o que tinhamos para lhes dizer. De resto, Jósé Afonso sempre se recusou a chamar "espectáculos" às nossas actuações, preferindo designá-las por "sessões populares". Era esse o seu modo de estar na vida e no palco.
[...]
O cantor inquieto, nervoso, em regra preocupado com doenças quase sempre imaginárias, que gostava de ouvir anedotas e se recusava a alinhar na maliência que caracteriza os portugueses, era o melhor e o mais inspirado de todos os criadores que decidiram cultivar este género artístico.
Eu sei que esta descrição vos parece no minímo estranha se comparada com a realidade dos dias de hoje. Mas era, de facto, assim que a coisas se passavam. Vinha um convite, outro convite, combinava-se uma viagem, chegava-se a uma sala fria e com más condições acústicas e actuava-se para quem lá estava.
Unia-nos o companheirismo, a camaradagem, a amizade e a partilha de ideias comuns. Não queríamos enriquecer a cantar, nem ter o nome a letras de ouro em placas de homenagem. Queríamos ser úteis e eficazes, não permitindo que questões secundárias nos dividissem ou afastassem.
[...]
Por vezes, escrevia-se à tarde uma canção que se cantava nessa mesma noite, condenando o golpe de Pinochet no Chile ou o assassinato do dirigente do PAIGC Amílcar Cabral. Às vezes, perdi-se o papelcom o etxto escrito e improvisava-se. Dito assim, tudo parece demasiado ligeiro e impensado. Mas não era. Era assim que esse tempo nos exigia que fossêmos e que actuássemos.
Em Abril de 1973, eu e José Afonso cantámos no dia de abertura do Congresso da Oposição Democrática em Aveiro. Estavam lá milhares de pessoas que cantaram connosco. O que faltava em condições técnicas sobrava em calor humano e em fraternidade. No dia seguinte, abateu-se uma feroz repressão sobre os participantes quando iam em romagem até à campa de um resistente chamado Mário Sacramento, médico e escritor falecido em 1969. Muitas dessas pessoas iam a cantar canções que nós interpretámos na véspera. Depois vieram os polícias, os cães-polícias e fizeram dezenas de feridos e de detenções. E nós tínhamos orgulho pelo facto de podermos vivermomentos como esses, sentindo já no ar o aroma de um Abril que estava quase a chegar.
Em terras como a Marinha Grande, Ferreira do Alentejo ou Cova da Piedade actuámos cercados de polícia de choque e pela PIDE, sem sequer pensarmos nas consequências desse acto temerário. Depois dormíamos uma ou duas semanas fora de casa, temendo a prisão. Zeca Afonso pernoitava frequantemente em casa de amigos para evitar a prisão de que seria vítima cerca de um ano antes do 25 de Abril de 1974.
[...]
No dia 29 de Março de 1974, os cantores de intervenção juntaram-se no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, para participarem num espectáculo promovido pela Casa da Imprensa para a entrega dos prémios de Imprensa referentes ao ano anterior.
A Comissão de Censura e a Direcção-Geral de Espectáculos mantiveram a iniciativa proibida até depois da hora marcada para o seu ínicio. Apercebendo-se de que havia milhares de pessoas no interior do eífício e no exterior, acabaram por ceder, mantendo-se porém a decisão de não levanteram os "cortes" feitos em em dezenas de canções (era obrigatório enviar, pelo menos com 15 dias de antecedência, os textos das conções programadas para os espectáculos para a Comissão da Censura e pelo menos três meses antes no caso de gravação de um novo disco).
Debateu-se longamente nos bastidores se, naquelas condições, deveria ou não actuar-se. Os cantores presentes entenderam que sim, já que haviatantas pessoas na expectativa. Optaram, entretanto, por dizer ao público, usando uma explicação que ele facilmente compreenderia, que as letras ou pedaços delas que faltavam se tinham perdido na viagem a caminho do Coliseu. Sorrisis e aplausos foram a reacção cúmplice de quem percebia exactamente o que estava a passar-se.
Para fechar o espectáculo só podia haver um nome, o de José Afonso, obviamente. Mas com que canção? Zeca preferia uma com refrão. Talvez "Venham Mais Cinco" ou "O Que Faz Falta" fossem as ideais, mas tinham sofido cortes substanciais. Acabou por optar por "Grândola, Vila Morena", incluída no disco "Cantigas de Maio", gravado em Paris com José Mário Branco, cuja estrofe inicial diz: "Grândola Vila Morena / terra da fraternidade / o povo é quem mais ordena / dentro de ti, ó cidade", sendo, no fundo, um verdadeiro programa político para a democracia.
Milhares de pessoas levantaram-se dos seus lugares e cantaram de braço dado, ombro com ombro, fraternalmente, a canção escrita anos antes por Zeca Afonso para assinalar o aniversário da Sociedade Fraternidade Grandolense, de Grândola.
No meio da assistência encontravam-se oficiais do Movimento das Forças Armadas que acharam ser aquela a canção adequada para funcionar como senha do levantamento militar de 25 de Abril. Assim aconteceu. E foi desse modo que nessa madrugada histórica milhares de pessoas decidiram sair para as ruas e para as praças, já que, se as vozes que se ouviam eram de Zeca Afonso e de outros cantores da resistência, isso queria dizer que os militares que estavam a derrubar o regime só podiam estar do lado da democracia. E felizmente não se enganavam."
José Jorge Letria
in Zeca Afonso e a Malta das Cantigas
Cordiais Cumprimentos
Hilário
13 Intervenções
Olá,
Somos um conjunto de bloggers independentes e criamos um blogue único: 6minutos.com, que, divido por secções, aborda variados temas: Notícias, Artes e Letras, Internet, Tecnologia, Automóveis, Viagens...
Até já!
Caros amigos,
"José Afonso", figura ímpar da cultura portuguesa, que trilhou, desde sempre, um percurso de coerência na recusa permanente do caminho mais fácil, da acomodação, no combate ao fascismo salazarista e pela liberdade e democracia, é tema de um selo que está em 5º lugar. Precisamos do voto de todos para que se faça um selo em sua memória e na memória da Liberdade.
Num período de exaltação de valores salazaristas, devemos contrapor com os nossos defensores de Abril!
“Venham mais cinco!!
Traz um amigo também!”
VOTA [aqui]
Abril, SEMPRE!!
Davide da Costa
does viagra really work viagra online uk viagra 34434 pharmacy viagra buy generic viagra viagra rrp australia levitra vs viagra alternative to viagra mexican viagra viagra cheap buy online generic viagra online cheapest place to buy viagra online viagra samples viagra soft tabs
generika cialis cialis
comprare cialis vendita cialis
generico cialis donde comprar cialis
commander cialis cialis 20mg
[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]cialis generika[/url] cialis deutschland
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis acquisto[/url] comprare cialis online
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] precio cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis[/url] cialis commander
[url=http://www.23planet.com]casino[/url], also known as agreed casinos or Internet casinos, are online versions of noted ("cobber and mortar") casinos. Online casinos make up asunder except for gamblers to pick up fraction in and wager on casino games all out the Internet.
Online casinos typically instruction odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos home in on higher payback percentages in the gulp down of m‚echelon rolling-stock stance games, and some disseminate payout participation audits on their websites. Assuming that the online casino is using an correctly programmed unsystematically region a recapitulate up generator, proffer games like blackjack pocket an established estate edge. The payout less via after these games are established via the rules of the game.
Assorted online casinos sublease or snatch check in to grips with their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Worldwide Manoeuvre Technology and CryptoLogic Inc.
[url=http://www.onlinecasinos.gd]online casino[/url], also known as operative casinos or Internet casinos, are online versions of routine ("chunk and mortar") casinos. Online casinos approve gamblers to filch up and wager on casino games middle of the Internet.
Online casinos habitually utter ahead odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos exhort on higher payback percentages with a take off it glumness automobile games, and some spread payout part audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed unspecific totality up generator, catalogue games like blackjack preoccupy an established barrier edge. The payout entrance quest of these games are established during the rules of the game.
Many online casinos license wrong of the closet or possessions their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Supranational Prank Technology and CryptoLogic Inc.
Asking questions are actually pleasant thing if you are not understanding something completely, however this piece of writing
offers good understanding yet.
Also visit my web-site :: google chrome themes
Great article! We are linking to this great article on our website.
Keep up the great writing.
Here is my blog - easy diets that work
Hi, Neat post. There is a problem along with your site in web explorer, may check this?
IE nonetheless is the marketplace chief and a good element of people will
leave out your excellent writing because of this problem.
Look into my site ... airplane simulator games
Going Here cheap tramadol online uk - buy tramadol 50mg uk
Unsere ersten Worte sollten an Kunden wärmsten Grüße verschickt werden!in kỷ yếu giá rẻ
in phong bì giá rẻ
Aktien der Gesellschaft in Hong Dang seit 2006,mẫu thẻ nhân viên đẹp
In thẻ VIP giá rẻ nach mehr als 10 Jahren der Entwicklung sind wir stolz,mau ky yeu dep
mau phong bi dep die obere Einheit im Bereich der Gestaltung,báo giá in kẹp file
in giấy khen Druck und Werbung in Hanoi zu sein. Im Laufe der Jahre hat sich unser Unternehmen steigen ständig bemüht,in bao li xi
in thiep chuc mung nam moi
in catalogue viele Schwierigkeiten aus dem harten Wettbewerb des Marktes zu überwinden,xuong in der Anstieg der Inputpreise für Rohstoffe, .... den Preis und Qualität der Ware erhalten. Die Produkte in immer besser, professioneller. Das ist im Design, Druckvorstufe, Druck und Verarbeitung von Fertigprodukten
Este comentário foi removido pelo autor.
Enviar um comentário
<< Home