sexta-feira, outubro 13, 2006

Ontem fui Nevoeiro

"Li um dia: cada homem é responsável por tudo, perante todos. Parece-me que é realmente verdade. Evidentemente, se cada um se vê como uma formiga num formigueiro, acho que não pode fazer nada. Não digo que teria sido capaz de impedir a entrada dos nazis abrindo os braços. Vejo de novo a minha mãe nas ruas de Sevilha, com os seus pequenos braços abertos. Contudo, se tivessemos todos aberto os braços...
- Talvez. Mas ninguém fez isso. Os outros são tão responsáveis como tu.
- O problema é deles. Com certeza, somos todos responsáveis. Mas todos quer dizer cada um. Sempre o senti, mesmo quando ainda era um garoto: bastam os meus olhos para que esta avenida exista. Basta a minha voz para que o mundo tenha voz. Quando ela se cala a culpa é minha. Eu não criei o mundo. Mas recrio-o a cada instante com a minha presença. E tudo para mim se passa como se tudo o que lhe acontece a ele acontecesse através de mim."

Medito sobre estas palavras de Simone de Beauvoir.
Bastam os meus olhos...
Basta a minha voz...
Assumo a minha responsabilidade.
Não mais calarei a minha voz.
Não mais fecharei os meus olhos.

Saudações Académicas
Adriano

1 Intervenções

Anonymous Anónimo dixit

Sábado, dia 7 de Outubro, morreu, assassinada, Anna Politkovskaia.
Com ela morreu alguém que nunca calou a sua voz.
Com ela morreu alguém que nunca fechou os olhos.
Aqui deixo o meu mais sentido lamento.

13:03  

Enviar um comentário

<< Home

Peritoneal Mesothelioma
Peritoneal Mesothelioma